Spider of the year 2006 – PG

Aranha Europeia do Ano 2006

A Aranha-Caranguejo-das-Flores – Misumena vatia (Clerck 1757)

A Aranha Europeia do Ano escolhida para 2006 foi a Aranha-Caranguejo-das-Flores – Misumena vatia (Clerck 1757). Como todas aranhas-caranguejo, a disposição das patas dasMisumena é semelhantes à dos caranguejos, as patas são projectadas lateralmente, característica que dá o nome à família a que pertencem, a Thomisidae. Os dois pares de patas anteriores são mais longos que os dois pares posteriores. Esta espécie distingue-se das restantes espécies europeias devido à sua capacidade de mudar de cor entre o amarelo e o branco.

Biologia

A Aranha-Caranguejo-das-Flores é, tal como as restantes espécies desta família, um predador de espera. Adopta uma estratégia em que espera a passagem dos insectos voadores por entre as pétalas das flores. Com as patas posteriores segura-se firmemente, enquanto que com as patas anteriores, que são muito mais fortes e projectadas para fora, agarra os visitantes da flor com uma velocidade surpreendente. Ao mesmo tempo que captura a presa, administra uma dentada venenosa. Para se alimentar a aranha suga a presa por pequenos buracos, de tal forma que é deixado um exosqueleto quase completo sobre a flor.

As Aranhas-Caranguejo-das-Flores, devido à sua capacidade de mudar de cor, podem camuflar-se de forma impressionante quer nas flores brancas, quer nas amarelas. Apenas as fêmeas adultas têm esta capacidade e a alteração entre as duas cores pode demorar cerca de dias até estar completa. Alguns estudos científicos sugerem que esta camuflagem torna as aranhas difíceis de serem detectadas, tanto pelas suas presas como pelos seus potenciais predadores.

Os indivíduos adultos podem ser encontrados entre Maio e Julho. Esta espécie apresenta um dimorfismo sexual ao nível do seu tamanho, sendo os machos muito mais pequenos que as fêmeas. O acasalamento ocorre no início do Verão, em que o macho se prende do lado inferior do abdómen da fêmea durante algum tempo. O saco de ovos é escondido entre as folhas, que são agrupadas com seda. Os juvenis passam o Inverno por entre a manta-morta e atingem a maturidade no ano seguinte.

Habitat e Distribuição

Esta espécie é geralmente encontrada em zonas de espaços abertos como prados, charnecas e campos agrícolas, mas também ocorre em outros locais onde haja muita exposição solar, como nos caminhos, nas fronteiras florestais, nos baldios e nos jardins. Na Europa a Misumena ocorre desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo. Também pode ser encontrada em no Nordeste Asiático e na América do Norte. As outras 40 espécies do género Misumena ocorrem nas regiões Tropical e Subtropical. Em Portugal ….. Na Península Ibérica ….. No Reino Unido a espécie parece ocorrer apenas na região Sul.

Características e Espécies Semelhantes

Apenas as fêmeas adultas apresentam uma cor amarela forte ou branca. Para além destas duas variantes, todos os tipos de cores intermédias podem ser encontradas. Também podem apresentar riscas vermelhas no abdómen. O cefalotórax tem duas riscas escuras no lado superior. Os machos são muito mais pequenos, o seu cefalotórax é castanho-escuro, assim como as patas anteriores, enquanto que a parte posterior do corpo é amarela com um padrão escuro. Há uma outra espécie que também muda activamente de cor, a Thomisus onustus. Nesta espécie o intervalo de cores é maior, podendo ir do amarelo até ao violeta. Além do mais, a Thomisus pode ser identificada por apresentar duas protuberâncias no abdómen e por ter os olhos laterais ligeiramente elevados. As Misumena juvenis têm uma cor esverdeada, pois tendem a colocar-se nas folhas ou partes verdes das plantas. Por isso, podem potencialmente ser confundidas com outras espécies de aranhas-caranguejo de cor verde, tal como: Diaea dorsata, Diaea pictilis, Misumenops tricuspidatus, Heriaeus mellotei e Heriaeus graminicola. Devido à sua cor brilhante e à sua variabilidade a Misumena vatia já foi descrita sob mais de 20 nomes científicos diferentes! Apenas a taxonomia moderna e o reconhecimento de caracteres relevantes para estabelecer relacionamentos revelaram estas sinonímias.

Derivação do Nome

Nome do Género: μισούμενος [misúmenos] (Grego) – odiado; μισέω [miséo] (Grego) – odiar
Nome da Espécie: vatius, -a, -um (latim) – dobrado para fora (i.e. com pernas dobradas)

Aranha Europeia do Ano – ESY

Desde 2000 que um grupo de especialistas Alemães, Austríacos e Suíços escolhem uma espécie de aranha para ser foco de interesse durante um ano. Depois da Aranha-de-Água (2001), vieram a Aranha-Vespa (2002), a Aranha-de-Teia-de- Berçário (2003), a Aranha-Verde (2004) e a Aranha-Zebra (2005). Enquanto que o projecto começou nos países Germânicos, os colegas Holandeses Belgas juntaram-se em 2005. Em 2006 foi organizado um projecto verdadeiramente europeu pela primeira vez. Assim, a Misumena representará aranhas desde a Escandinávia até ao Mediterrâneo e desde a Irlanda até à Hungria, e deverá mostrar o lado fascinante destes animais.

Peter Jäger, Martin Kreuels & Ana Filipa Gouveia

Posted in Spider_of_the_Year_2006